5 dicas para pais de jovens que estudam online

Jovem assistindo aula online

O Brasil é um dos países que mais cresce no mercado de educação online. De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2020, cerca de 20 milhões de alunos no Brasil estavam matriculados em cursos de educação a distância. Isso representa um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

O crescimento da educação online no Brasil é impulsionado por uma série de fatores, incluindo a pandemia da COVID-19 e o aumento da demanda por cursos de qualificação profissional e hobbies pessoais.

O aprendizado online oferece uma série de vantagens para os alunos, incluindo flexibilidade, comodidade e baixo custo. No entanto, também há alguns desafios, como a falta de interação com os professores e colegas, a dificuldade de automotivação e a falta de estrutura física.

Apesar dos desafios, a educação online é uma ótima opção para muitos jovens no Brasil. Os cursos online podem ajudar os alunos a obter qualificação profissional, melhorar suas habilidades e conhecimentos e ampliar seus horizontes.

Confira abaixo algumas coisas que você pode fazer para ajudar o seu filho a tirar o melhor proveito possível de cursos online:

Dica 1: Entendimento

Busque entender e ter um panorama geral do que o seu filho irá aprender. Avalie o currículo do curso e busque assistir algumas aulas para ter uma breve amostra do que será ensinado e como. Esse entendimento irá ajudar você e seu filho a conversarem sobre os tópicos que ele está aprendendo e demonstrará um interesse genuíno por seu progresso e desenvolvimento.

Dica 2: Planejamento

Faça um planejamento e cronograma junto com seu filho sobre quando e como ele irá estudar. Organização é chave quando se fala de aprendizagem online. Use ferramentas como Google Agenda para fazer um calendário ou utilize um planner físico. É importante definir e deixar bem claro os horários e momentos do dia que os seus filhos irão dedicar ao estudo online.

Dica 3: Acompanhamento

Acompanhe o progresso do seu filho e faça algumas aulas com ele para ajudá-lo. Faça perguntas e se interesse genuinamente pelo conteúdo que ele está aprendendo. Traga novas visões e perspectivas para o seu aprendizado. Busque referências externas que possam ampliar o seu entendimento.

Dica 4: Motivação

Encontre maneiras de incentivar o seu filho a continuar estudando e completar todas as aulas. O processo pode ser cansativo e intenso, mas você pode ajudar os seus filhos com palavras de conforto e motivação. Ajude-os a ver o impacto positivo que aquele aprendizado irá causar em sua vida. Busque formas de deixar o ambiente mais agradável e facilitar os seus estudos.

Dica 5: Reconhecimento

Ao concluir o estudo online, reconheça o esforço do seu filho e reflitam sobre o que ele aprendeu. Tire um tempo para revisar o conteúdo e discutir sobre os pontos que mais o impactaram. Registre tudo isso em um documento ou slides na nuvem, para que eles tenham acesso no futuro, caso precisem.


Esses passos podem ajudar os seus filhos adolescentes a terem uma experiência de aprendizado online rica e significativa.

Os cursos da Desígnio são feitos para jovens de 12 a 17 anos e são muito prazerosos de assistir. Saiba mais clicando aqui.

Anterior
Anterior

Ideias para estimular o encontro de jovens no mundo real

Próximo
Próximo

4 habilidades socioemocionais que surgem na adolescência